Ir para o conteúdo principal

Nossos princípios orientadores

Todos nós temos que cumprir as leis, regras e regulamentos aplicáveis dos países em que operamos – esse é o ponto de partida. Além disso, devemos seguir as políticas de nossa empresa. E se houver uma diferença entre um requisito legal e nosso Código de Conduta ou políticas, sempre aplicaremos o padrão mais elevado. Para ajudar a esclarecer, este Código estabelece os 10 princípios mais importantes para fazer negócios com integridade que se aplicam a toda a empresa. Cada um deles faz referência a alguma Política de Compliance relevante que pode ser consultada em nosso Portal de Políticas Globais Corporativas, que contém mais detalhes sobre as expectativas.


Princípio Um

Tratar as pessoas de forma justa

Valorizamos a autenticidade dos indivíduos que trabalham arduamente todos os dias para capacitar as pessoas a fazer o snack certo. Consideramos que a diversidade e a inclusão estão ligadas ao nosso sucesso. Temos o compromisso de proporcionar um ambiente de trabalho respeitoso e seguro e acreditamos que todos merecem uma chance igual de sucesso com base em seu trabalho árduo, talento e compromisso com os valores da Mondelēz.

As leis e culturas podem ser diferentes em todo o mundo, mas o conceito de tratar os outros como você quer ser tratado é universal, independentemente de raça, cor, religião, gênero, idade, origem étnica ou nacional, status de veterano, deficiência, orientação ou preferência sexual, identidade de gênero, estado civil, status de cidadania, informações genéticas ou qualquer outra característica ou status pessoal legalmente protegido. Da mesma forma, não toleramos discriminação, assédio, bullying, intimidação ou qualquer desrespeito aos direitos humanos, inclusive trabalho infantil e forçado.

Na Mondelēz, não há espaço para discriminação ou assédio.

Tratar as pessoas de forma justa significa, por exemplo, que:

  • Praticamos a civilidade em nosso local de trabalho; tratamos nossos colegas e parceiros com dignidade e respeito.
  • Nós nos divertimos enquanto trabalhamos e crescemos, mas não de uma forma que faça com que os outros se sintam excluídos ou ofendidos.
  • Os gerentes lideram pelo exemplo, dando aos funcionários a confiança de que a Mondelēz é um lugar justo e seguro para se trabalhar.
Princípio Dois

Fazer alimentos que sejam seguros para o consumo

Somos uma empresa de snacks, e "Snacks feitos do jeito certo" reflete nosso foco incansável na segurança dos alimentos.

Portanto, garantimos que os alimentos que produzimos atendam aos nossos mais altos padrões. Devemos estar cientes e seguir as políticas e os procedimentos de nossa empresa para proteger esse compromisso. Sempre que enfrentarmos desafios, nós os resolveremos com urgência e transparência.

Close-up de pedaços quebrados de chocolate Milka sobre um pano lilás, mostrando camadas cremosas e a textura lisa do chocolate.
Princípio Três

Comercializar de maneira responsável

Tomamos muito cuidado para comercializar de maneira responsável – para ajudar os consumidores a consumir snacks de forma consciente. O marketing enganoso corrói a confiança dos consumidores em nós e pode, em última análise, prejudicar todas as nossas marcas. Temos barreiras claras para garantir que as afirmações publicitárias de nossos produtos sejam fundamentadas e para que cumpramos nossa Política de Marketing para Crianças.

Barras de granola em um prato branco sobre um guardanapo com listras amarelas, com migalhas espalhadas sobre um fundo escuro.
Princípio Quatro

Promover a responsabilidade social e ambiental

Nós nos preocupamos com as vidas que alcançamos e nosso objetivo é tratar todos com respeito: desde os funcionários de nossas fábricas até os pequenos agricultores e suas comunidades – que compõem nossas cadeias de suprimento.

Por meio de nossas ações e políticas, nós nos esforçamos para respeitar os direitos humanos em nossas próprias operações e em nossa cadeia de valor. Também procuramos fazer negócios com parceiros que compartilhem os mesmos princípios.

Nós nos preocupamos com o nosso planeta, por isso trabalhamos duro para evitar a poluição, minimizar o desperdício e reduzir o uso de recursos naturais.

Seja vigilante. Os riscos aos direitos humanos podem surgir em qualquer local ou situação. Se você identificar uma possível violação de direitos humanos, comunique-a imediatamente ao seu gestor, ao Departamento de Recursos Humanos (People Team) ou à Equipe de Compliance.

Close-up de prato com vários biscoitos redondos, levemente dourados e perfurados, sobrepostos de forma aleatória.
Princípio Cinco

Proteger e respeitar informações pessoais, confidenciais ou de propriedade da Mondelēz

Muitos de nós temos acesso a informações confidenciais, sensíveis, privadas ou outras informações não públicas por meio de nosso trabalho, e é nossa obrigação protegê-las. Na Mondelēz, protegemos as informações confidenciais de nossos funcionários, consumidores, clientes e parceiros comerciais às quais podemos ter acesso como parte de nosso relacionamento comercial.

Também protegemos nossas próprias informações confidenciais. As informações confidenciais da Mondelēz estão entre nossos ativos mais valiosos. Essas informações representam o resultado de um investimento significativo da empresa e de anos de trabalho árduo de nossa equipe. A divulgação não autorizada pode resultar em uma desvantagem competitiva. Isso significa que não compartilharemos essas informações com nossa família, amigos, colegas ou qualquer pessoa que não esteja autorizada a receber tais informações para fins comerciais – e essa obrigação continua mesmo depois de deixarmos a empresa.

Na Mondelēz, também entendemos e respeitamos a importância dos direitos de propriedade intelectual (incluindo marcas registradas, patentes e segredos comerciais) tanto para nossa empresa quanto para terceiros. Protegemos os direitos de propriedade intelectual da empresa e não violamos conscientemente os direitos de propriedade intelectual válidos de terceiros.

Somos todos responsáveis pela segurança das informações da empresa e por manter seguros os sistemas de informação, os dados, a tecnologia e os equipamentos da Mondelēz, seja trabalhando no local ou remotamente. Seja precavido em segurança cibernética, mantenha suas senhas seguras, fique atento a qualquer tentativa de phishing, siga todas as políticas de segurança da informação e lide com qualquer incidente de forma adequada.

  • Confirme: sempre verifique com seu gestor ou outro colega ou departamento designado antes de agir ou fornecer informações se tiver dúvidas ou não estiver seguro sobre a validade de uma mensagem ou solicitação recebida.
  • Fique alerta: informe imediatamente ao time responsável e preserve todas as mensagens suspeitas que você receber. A comunicação imediata permite que a Mondelēz alerte outras pessoas e tome as medidas necessárias para conter a tentativa de phishing.
Uma pilha de crackers dourados em um prato azul vivo, arrumados de forma organizada, com superfície texturizada e perfurações visíveis.
Princípio Seis

Competir de forma justa e seguir as leis de comércio internacional

Competimos com afinco, mas também de forma justa e equitativa dentro da lei. Isso significa que não espionaremos nossos concorrentes nem usaremos suas informações confidenciais, e esperamos que nossos concorrentes nos tratem da mesma forma. Não nos envolveremos em práticas comerciais nem trocaremos informações com nossos clientes ou concorrentes que reduzam ou limitem a concorrência. Implementamos programas promocionais e de preços justos e equitativos para nossos clientes e seguimos a lei ao competir pelos negócios de nossos clientes. Não interferimos nos mercados livres, mas permitimos que a concorrência siga seu curso para o benefício de nossos consumidores.

A Mondelēz está comprometida com o cumprimento das leis aplicáveis na condução de nossos negócios globais, incluindo sanções, controles de exportação e leis alfandegárias e de importação.

  • Esteja ciente das sanções que são impostas a determinados países, territórios, entidades e indivíduos e que podem afetar nossos negócios.
  • Esteja ciente dos controles de exportação e de outras leis comerciais que podem afetar nossa capacidade de transportar mercadorias, software e tecnologia pelo mundo.
  • Não faça suas próprias suposições sobre a aplicabilidade (ou não) de sanções, controles de exportação ou outras leis comerciais sem a orientação do Departamento Jurídico e da Equipe de Compliance.
  • Conduza a devida diligência em relação aos nossos fornecedores, clientes e outras contrapartes e nunca tome nenhuma medida que busque contornar ou fugir de sanções econômicas ou financeiras, seja por pressão comercial ou por falta de conhecimento.
Princípio Sete

Lidar de forma honesta com o governo

As regras gerais aqui são óbvias e simples. Não subornamos. Não mentimos. Não enganamos. Não esconderemos informações de inspetores do governo nem falsificaremos documentos. Não ofereceremos nada de valor a um funcionário público para obter uma vantagem comercial indevida.

Também manteremos o mais alto nível de integridade ao advogar em nome da empresa por meio de lobby ou de outro tipo de envolvimento com entidades governamentais.

O mesmo é esperado de nossos agentes ou prestadores de serviços que interagem com autoridades governamentais em nosso nome.

  • Não faremos nenhum pagamento, direta ou indiretamente, para obter indevidamente uma vantagem comercial ou agilizar uma permissão ou licença – não importa qual seja. A Mondelēz não permite pagamentos de facilitação de qualquer tipo.
  • Se um funcionário do governo solicitar uma sacola cheia de produtos para evitar a imposição de uma multa, nós recusamos.
  • Não há "aspecto cultural" mais importante do que nossos padrões éticos. Pare imediatamente e relate por meio dos canais de Compliance se ouvir algo como: "é assim que fazemos negócios neste país".
  • Garantiremos que os terceiros que contratamos estejam cientes de que lidaremos de forma honesta com o governo e que esperamos o mesmo deles.
Princípio Oito

Nunca negociar com base em informações privilegiadas

Os funcionários não devem negociar ações da Mondelēz ("MDLZ") ou opções com base em informações "privilegiadas". Isso significa que nós, nossos familiares ou qualquer pessoa que viva em nossa casa, não devemos comprar ou vender ações da empresa ou exercer opções com base em informações relevantes que saibamos sobre a empresa e que o público não saiba. Além de ser uma questão básica de justiça, o uso de informações privilegiadas é um crime. Nossos investidores devem poder confiar que todos que negociam no mercado têm as mesmas informações.

Princípio Nove

Manter livros contábeis e registros comerciais precisos

Nossos demonstrativos financeiros devem ser completos, adequados, precisos, justos e estar em conformidade com os princípios contábeis aplicáveis. Não ocultaremos passivos, não superestimaremos ganhos, não manteremos fora de nossos balanços coisas que deveriam estar lá, nem disfarçaremos nossas transações. Forneceremos aos investidores dados precisos que eles necessitam para tomar decisões de investimento embasadas, uma vez que omissões e distorções prejudicariam gravemente sua confiança.

Não nos envolveremos em fraude, roubo ou uso indevido de nossos ativos. Não ocultaremos nenhum registro ou burlaremos uma política ou processo para obter ganhos pessoais.

Gerenciaremos todos os registros e informações de forma segura e em total conformidade com todas as leis e regulamentos aplicáveis e com as necessidades comerciais – em todos os lugares onde fazemos negócios.

Dois copos com suco de laranja de cor vibrante, com uma jarra ao fundo, sobre uma toalha de mesa texturizada
Princípio Dez

Evitar conflitos de interesses

Fazer o que é certo vale para os dois lados. A empresa trabalha arduamente para ganhar nossa confiança e, por sua vez, espera nossa lealdade. Isso significa que não teremos interesses pessoais que entrem em conflito com os da Mondelēz, nem usaremos nossa posição na empresa para obter qualquer vantagem ou ganho para nós mesmos ou para nossos amigos próximos e parentes. Pelo mesmo motivo, geralmente não aceitamos presentes de parceiros comerciais, pois isso poderia afetar nossa objetividade na busca dos melhores interesses da Mondelēz e, é claro, nunca aceitamos suborno ou propina.

Se um funcionário tiver um conflito de interesses (potencial ou confirmado), ele deverá informar esse fato de acordo com nossa Política de Conflitos de Interesses.

Alguns exemplos de possíveis conflitos de interesses:

  • Contratação de uma empresa de propriedade de um parente próximo para realizar trabalhos de consultoria para a Mondelēz.
  • Ter um interesse financeiro em um de nossos fornecedores, clientes ou concorrentes.
  • Participar do conselho de administração de um concorrente.
  • Ter um emprego externo que possa interferir em nosso trabalho para a Mondelēz.
Nossos princípios orientadores | Mondelēz International